Hoje em dia o casamento enfrenta mais dificuldades do que em qualquer outra época, isso porque o mundo está mudando mais rapidamente, e tudo muda junto.
O celular, por exemplo, dá respostas rápidas e nós nos tornamos impacientes ante qualquer dificuldade. O casamento, por sua vez, só mostra suas vantagens após algum tempo. É preciso que os parceiros entendam que eles não são seres evoluídos, são seres em evolução. Há que ter paciência com os defeitos um do outro.
O namoro é uma festa. Paixão, descoberta das delícias do sexo com parceiro novo, passeios sem compromissos. É tudo de bom! Nos contos de fadas, os jovens se casaram e foram muito felizes. Fim do conto de fadas. Mas o casamento não é o fim. Eles podem continuar namorando, mas começam também uma construção. Construção de uma família, dos alicerces de um relacionamento sólido, de uma parceria. E construção demanda trabalho, dedicação e paciência, que anda em falta ultimamente.

O afeto do dia a dia: pequenas demonstrações que fortalecem o casamento (Foto: Envato)
E aí muitos casamentos acabam, deixando às vezes filhos inocentes desarvorados, parceiros infelizes.
Poderia ser evitado?
Creio eu que a responsabilidade sobre esse assunto é maior para a mulher, e vou dizer por quê. Homem e mulher têm forças iguais que se manifestam de diferentes formas. O homem é constituído fisicamente por elementos que o capacitam a agir mais fortemente no mundo físico, material, sendo mais agressivo e impulsivo. O corpo da mulher, mais delicado, a torna mais intuitiva e sutil, e ela tem uma maior capacidade para se comunicar com as energias espirituais do universo. E ela dirige essas energias para o homem, que inconscientemente se alimenta dessa força poderosa.
A mulher, por sua vez, recebe do homem a força e energia essenciais para o seu equilíbrio. Eles precisam entender certas particularidades. No quesito sexo, que é muito importante no relacionamento, é necessário que o homem saiba que ele é um fogão a gás: acende rápido e apaga logo. Ela é um fogão a lenha: demora para acender e demora para apagar. Os homens, com instintos mais básicos, merecem a atenção da mulher, e é bom que se escute o conselho de uma tia velha muito perspicaz: “Alimenta bem o teu cavalo e pode soltar no pasto.”
É difícil? Sim, é. Mas vale a pena. Uma coisa é necessária e está em falta no nosso mundo materialista: a espiritualidade.

A jornada compartilhada: passos lado a lado em direção ao futuro (Foto: Envato)
Cabe à mulher encaminhar o homem por esse caminho, e que ela também o siga. As energias masculinas e femininas estão em toda a natureza e se entrelaçam, se misturam, se completam. No casal, conforme o tempo passa, esse entrosamento vai se fortalecendo, tornando os dois como que um só. Essa energia é muito forte, e se separados eles são dois, juntos sua força vale por quatro. Isso porque o amor é a força magnética mais forte do universo. A lei da evolução comprova isso, pois só prospera o que é melhor para o planeta; o que vai contra a lei do amor pode durar um certo tempo, depois é eliminado.
E aí o relacionamento crescerá em amor, um sentimento profundo que vai gerar mais felicidade, saúde e beleza, que se espalharão ao seu redor, por sua família, amigos, parentes, funcionários, em uma onda que correrá infinitamente pelo mar da vida...