Viagem

O novo turismo de luxo

Por
Tatiana Mandelli

11/30/2025

Article banner

A Casa de Pedra sob o sol da Toscana: um refúgio elegante e aconchegante (Foto: Arquivo pessoal)

X logo

Empresa cria roteiros de viagem que combinam hospedagem em casas de luxo, experiências gastronômicas e convivência entre amigos

Você já imaginou viajar pelo mundo e se hospedar em casas de milionários com amigos por uma semana? E ainda tendo um chef particular preparando todas as refeições, do café da manhã ao jantar?

Essa é a experiência que alguns amigos meus vivem há mais de seis anos. Eles viajam com o grupo Al Mondo Turismo Gastronômico, do chef Marcelus Vieira. Ele e sua equipe escolhem casas deslumbrantes em destinos como Croácia, Puglia e Toscana. Nesta última, onde estive, a casa era de uma arquiteta romana. 

Post image

Do jardim, o horizonte se abre em tons de verde e ocre. A beleza natural que define o ritmo da Toscana (Foto: Arquivo pessoal)

Marcelus conta que promove essas viagens desde 2007. A ideia é criar uma experiência de hospedagem em uma casa, vivenciando o lugar por um período. Proporcionam também a experiência: quem quiser, faz com ele compras na feira, no mercado e acompanha na cozinha. Também escolhem os melhores vinhos da região para degustar. É uma espécie de pousada itinerante, uma vivência.

Post image

A casa é cercada por vinhedos e colinas: cenário perfeito para saborear o dolce far niente (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe de Marcelus aluga casas para grupos de 10 a 12 pessoas, por uma semana, entrando no domingo e saindo no sábado seguinte.

Post image

Viagem que une gastronomia e amizade: o jantar preparado pelo chef Marcelus Vieira é o ponto alto da experiência (Foto: Arquivo pessoal)

O pacote oferece seis noites, seis cafés da manhã e quatro jantares. É como estar em casa: à tarde, há sempre um café, um bolo, um sanduíche. Suzana, esposa de Marcelus, juntamente com a arquiteta Tais Montagner Carvalho, cuida da ambientação da casa : quartos, sala de estar e ambientes externos, além de elaborar os cafés da manhã, e a decoração das mesas dos jantares.

Post image

No interior da casa, aconchego e beleza (Foto: arquivo pessoal)

Além disso, o enólogo e sommelier Ricardo Bohn Gonçalves, seleciona os vinhos que serão degustados ao longo do período. Ao todo, são cinco pessoas, além da equipe de limpeza da casa. Não há vendas de passagem e nem pacotes de passeios. 

O valor varia conforme o destino, ficando na faixa de US$ 6.400 por casal. Os vinhos são comprados coletivamente e divididos entre o grupo pelo preço de custo.

Amizade e propósito

Post image

O menu da noite: panzanella, tagliolini al tartufo bianco, javali ao molho e tiramisù. Uma viagem pela Toscana em quatro tempos (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta viagem, meus amigos foram a um local famoso pelas trufas brancas, um produto nobre da Toscana. Confesso que nunca gostei de trufas — achava o sabor forte e indigesto. Mas, nesse jantar especial, o chef me convenceu a experimentar novamente, e foi uma revelação. A trufa branca é outra experiência: delicada, perfumada e rara.

Para quem não sabe, a trufa é um fungo subterrâneo encontrado a cerca de 10 centímetros do solo, geralmente localizado por porcos treinados para detectar seu aroma característico. É um dos ingredientes mais valiosos da alta gastronomia.

Essas novas formas de viajar têm algo em comum: amizade, partilha e propósito. Viajar com pessoas queridas, ficar em uma casa como se fosse a sua de veraneio, aproveitar o destino com calma e significado — tudo isso faz parte de um turismo mais afetivo, que substitui o “pingue-pongue” de destinos por uma vivência plena. De sabores, encontros e memória. Neste vídeo, Marcelus conta mais sobre essa experiência.