Comportamento

Homens que amamos

Por
Luzia Santhana

9/8/2025

Article banner

Victor Fasano une carreira artística e ambientalismo em uma trajetória de reconhecimento internacional (Foto: WikiCommons)

X logo

Ator, modelo e ambientalista, Victor Fasano construiu uma trajetória que une sucesso nas artes e dedicação internacional à preservação de espécies e florestas

Qual é o homem mais bonito?

Quem de nós não ouviu essa pergunta e teve a resposta? Que pode ser o seu pai, seu amado, seu amigo, e por tantos motivos...

Mas falar de Victor Fasano como homem bonito é falar de uma quase completude de todos os itens que levam a crer que corpo físico e alma juntos fazem uma simbiose perfeita que compõem o modelo de beleza ideal. Cultuado pelos seus 1,96 m, rosto irretocável e corpo escultural, Victor habita aquela prateleira de campeão de respeito à sua autoridade como pessoa, como ambientalista, sua bem-sucedida carreira de ator durante décadas, galã de inúmeras novelas, que vieram depois de sua carreira de sucesso como modelo, iniciada aos 17 anos. Nada conseguiu afastá-lo de sua maior paixão: a natureza.

Na verdade, ele dedica sua vida ao meio ambiente, sua inspiração, seu estímulo para trabalhar arduamente e conquistar a felicidade de salvar florestas e seus habitantes. Victor Fasano é uma das maiores autoridades ambientais do planeta, referência que vem de sua infância povoada de elementos e ensinamentos sobre a fauna e a flora, transmitidos por sua avó, e de sua imensa curiosidade com a natureza. Pesquisou tanto a nomenclatura das espécies que aprendeu o latim, língua que usa ao nomear plantas e animais.

Post image

A dedicação do ator está voltada à defesa das florestas e da biodiversidade (Foto: Canva)

Victor viaja o mundo inteiro fazendo o importantíssimo trabalho de preservar principalmente espécies ameaçadas. Fundou o Criadouro Tropicus há quase 45 anos, voltado à reintrodução de animais na natureza, que evoluiu e deu suporte para a @airom_ambiental, criada há 8 anos. A iniciativa reúne amigos, criadores e cientistas e tem como objetivo trazer espécies polinizadoras, aves e mamíferos de volta ao seu habitat natural. Seu trabalho é premiado e reconhecido internacionalmente pela dedicação a tantos projetos, como o Amazônia para Sempre e o Rios Limpos para Mares Limpos, em parceria com a ONU. Em 2012, recebeu o título de Yukka Mashã — que significa “protetor das florestas” — e foi batizado como Airom, “alma das florestas”.

Victor veio à Praia do Forte, como faz desde o início da década de 1980, e tem acompanhado a luta pela preservação da lagoa Timeantube. Retoma, assim, campanhas que fez com as Nações Unidas sobre a importância de preservar limpos nossos rios e mares para manter o equilíbrio do bioma. Defende também que o paisagismo seja feito com plantas nativas da região, úteis para a fauna, fundamentais para termos pássaros e bichos-preguiça em nossas árvores.

Neste momento, Victor tem vários projetos em andamento, muitos já consolidados e que salvam todos os dias milhares de seres vivos. Prepara ainda mais um documentário dedicado à história da natureza: como existe, como se modificou, o que os homens interferiram, e antes disso, como se deu a evolução das espécies. Quem foram os viajantes que participaram dessa evolução?

Post image

Preservação de espécies ameaçadas é uma das principais frentes de atuação de Victor Fasano (Foto: Canva)

Victor é um homem lindo em toda a sua essência e aparência, de uma inteligência rara, estudioso, perfeccionista sem exageros. Um ser que se apaixona e que tem compaixão, que não nega um sorriso ou um comentário feliz a todos que se aproximam. Andar com ele no centro de Lisboa é entender que o sucesso só lhe fez bem e que ser livre é uma opção da qual nunca abrirá mão.

Qual o homem mais bonito? Tenho certeza que muitas de vocês responderam algum dia: Victor Fasano.