Cultura

Portugal Contemporâneo ocupa palcos e museus brasileiros em uma imersão de arte e música além-mar

Por
Redação

11/30/2025

Article banner

Capitão Fausto, um dos principais nomes da cena indie portuguesa, é uma das atrações da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil (Foto: Martim Teixeira / Divulgação)

X logo

Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, a mostra do Arte Institute leva mais de 80 artistas de Portugal e da CPLP a seis cidades do Brasil, com shows, dança, exposições e cinema

O Brasil se prepara para um mergulho na contemporaneidade portuguesa. De novembro de 2025 a janeiro de 2026, a Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil vai reunir mais de 80 artistas de Portugal e de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em uma programação que atravessa seis cidades brasileiras — Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Petrópolis, Vitória e Natal — com música, dança, artes visuais e cinema.

Idealizada pelo Arte Institute, organização independente sediada em Nova York e dirigida por Ana Ventura Miranda, a mostra tem como propósito ampliar o diálogo entre os países de língua portuguesa. “Queremos mostrar de forma abrangente a cultura musical e artística de Portugal para além do fado, criando novas pontes entre criadores e públicos dos dois lados do Atlântico”, afirma Ana.

Música para além do fado

A programação musical destaca nomes da nova geração portuguesa, como Capitão FaustoLinda MartiniMarisa LizSurmaChurkyCORVONAPA, que se apresentam em festivais como Rock the Mountain (Petrópolis), Festival DoSol (Natal), Festival CriasDelírio Tropical (Vitória).
Entre os encontros especiais, está o show conjunto de Capitão Fausto com Tim Bernardes e Zé Ibarra, no Cine Joia, em São Paulo.

Dança e artes visuais em diálogo

Post image

O espetáculo Iter, criado pelos grupos portugueses Motus Dance Project e Plataforma Ent’Artes, será apresentado no Theatro Municipal de Niterói (Foto: Karine Menezes / Divulgação)

A dança ganha protagonismo com o espetáculo “Iter”, parceria entre o Motus Dance Project e a Plataforma Ent’Artes, de Braga, em colaboração com a Companhia de Ballet de Niterói. A coreografia, assinada por Filipe Narciso, será apresentada nos dias 7 e 8 de novembro no Theatro Municipal de Niterói.

Nas artes visuais, duas exposições gratuitas prometem aproximar o público brasileiro da produção contemporânea portuguesa.
No Aeroporto Internacional do Galeão, de 5 de novembro a 5 de janeiro, a mostra “Artistas do Oeste Português”exibe obras de nomes como Margarida Prieto (Ema M.)Rui AnastácioHelena Valsecchi e Maria Matias.

Em janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio, receberá “Uma Língua que Nos Une”, reunindo escritores e artistas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste — entre eles José Luís PeixotoOndjakiAgualusaBianca Ramoneda.

Post image

Primavera (2024), de Maria Matias, integra a exposição Artistas do Oeste Português, em cartaz no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (Foto: Divulgação)

Cinema e novas linguagens

A mostra também apresenta o NY Portuguese Short Film Festival, criado pelo Arte Institute, com curtas-metragens de cineastas portugueses exibidos pela primeira vez no Brasil.
Outra atração é o documentário “Portugueses do Soho — Uma história que mudou a geografia”, que estreou no MoMA e retrata a trajetória dos imigrantes portugueses em Nova York, com narração do escritor José Luís Peixoto e trilha de Rita Redshoes.

Mais do que um intercâmbio artístico, o evento propõe um espaço de criação coletiva entre Brasil e Portugal, fortalecendo vínculos culturais e turísticos. “Essas novas colaborações e parcerias impulsionam as indústrias criativas e aproximam ainda mais os dois países”, conclui Ana Ventura Miranda.


Serviço
Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil

📅 De novembro de 2025 a janeiro de 2026
📍 Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Petrópolis, Vitória e Natal
🎟️ Exposições gratuitas; demais eventos conforme programação dos festivais
📲 @arteinstitute_official