Viagem

Lençóis Maranhenses, o parque das maravilhas

Por
Surama de Castro

7/21/2025

Article banner

A vila de Atins, entre o rio e o mar, guarda recantos como este,  onde o verde encontra o branco absoluto da areia (Foto: Acervo pessoal/Surama de Castro)

X logo

Entre dunas imensas e lagoas cristalinas, um dos cenários mais espetaculares do Brasil se firma como Patrimônio Natural da Humanidade

Não por acaso o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi escolhido como Patrimônio Natural da Humanidade. Há razões de sobra para a justa homenagem a um dos paraísos naturais mais belos do mundo.

Os Lençóis Maranhenses foram declarados pelo governo federal, em 1981, como Parque Nacional e estão entre os melhores roteiros de ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil. Localizado no litoral leste do Maranhão, tem como portão de entrada os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro, e integra a Rota das Emoções, um consagrado roteiro composto por atrativos dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A viagem de São Luís, capital do Estado, ao Polo dos Lençóis dura em média três horas, de ônibus, carro de passeio ou van e quarenta minutos de avião.

Post image

Turistas caminham entre dunas e lagoas cristalinas: natureza exuberante e acessível para todos os sentidos (Foto: Acervo pessoal/Surama de Castro)

São cerca de 150 mil hectares de dunas, rios, mangues e lagoas, uma área maior que a cidade de São Paulo. As dunas são de areia fina e algumas delas chegam a medir até 40 metros de altura. O charme dos Lençóis está exatamente no contraste entre dunas e lagoas. A extensa areia branca dá a impressão de um deserto ou um lençol, daí o nome do Parque. E os Lençóis são, por isso, um verdadeiro paraíso.

Palco de grandes produções cinematográficas, cativam o turista pela beleza pura, pelos passeios por paisagens exuberantes, pela sensação de contato permanente com a natureza. A simplicidade e a hospitalidade são as características principais das pessoas que habitam as cidades situadas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Post image

O voo sobre os Lençóis revela a magnitude do parque: dunas imensas entrecortadas por lagoas de águas plácidas (Foto: Acervo pessoal/Surama de Castro)

Passeios de lancha pelo Rio Preguiças, escaladas em dunas gigantes, banhos em lagoas que se formam com a água das chuvas, onde podem ser desenvolvidas várias atividades turísticas como sol, praia, ecoturismo, trekking, hikking, kitesurf, stand up, caiaque, cavalgada, fatbike, além de oferecer uma estrutura de restaurantes que servem comidas típicas da região e aventuras indescritíveis nas viagens em carros com tração 4x4 são atrativos que a cada ano despertam mais e mais a atenção de turistas brasileiros e internacionais. O artesanato feito a partir da palmeira do buriti é outro belo convite a um passeio pelas cidades dos Lençóis.

Barreirinhas e Santo Amaro oferecem ao turista uma estrutura de hospedagem de cidades de grande porte, com hotéis e resorts altamente sofisticados.

Experiências únicas

Por tudo isso, os Lençóis Maranhenses caíram na simpatia de turistas do mundo inteiro. Os Lençóis, hoje, são uma grande atração do mercado turístico nacional, presente em catálogos de grandes operadoras mundiais por suas paisagens, beleza cênica e natureza exuberante, um convite a viver experiências únicas num cenário reconhecido como Patrimônio Natural do Mundo pela UNESCO.

Post image

O entardecer transforma a paisagem em ouro líquido: uma das experiências mais memoráveis do parque (Foto: Acervo pessoal/Surama de Castro)

Quem decide estender a experiência nos Lençóis encontra em Atins um refúgio à parte — rústico, elegante e cada vez mais estruturado para quem busca bem-estar em meio à natureza. O grupo Charme, liderado por Ana e Alexandre, é um dos protagonistas dessa transformação. O que começou como uma casa de veraneio para amigos apaixonados pelo local virou um empreendimento de hospitalidade afetiva. Hoje, a rede conta com opções como o Charme Chalé, a Rancharia Charme, com sushi bar e sorvetes de frutas típicas, e o sofisticado Charme At Inns, onde a hospedagem se torna uma experiência de luxo pé na areia.

Gastronomia, estilo e emoção

No quesito gastronomia, Atins também surpreende. Um dos destaques é o restaurante Ça Vá, que combina culinária mediterrânea com sabores do Maranhão, em um ambiente acolhedor no centrinho da vila. Já o italiano Marco comanda a Pizzaria e Pousada Maresia, onde massas artesanais e pizzas finas dividem espaço com a informalidade pé-na-areia – e onde foi servido um dos melhores raviolis da vida.

Para quem quer chegar com estilo e emoção, há também a opção de voo de helicóptero a partir de São Luís, com duração média de 50 minutos. O visual aéreo do parque, com dunas e lagoas em espiral, é de tirar o fôlego e o pouso direto em uma das lagoas, brindado com champanhe, transforma qualquer viagem em sonho. Foi assim que cheguei na última visita, recepcionada por Manu e Altevir, amigos queridos da Ilha do Amor, como é carinhosamente chamada São Luís. Quando a acolhida começa no ar, o encantamento só tende a crescer.

A hospitalidade maranhense, os ventos constantes, a areia fofa e a desconexão do cotidiano criam uma atmosfera de encantamento que faz de Atins um destino cada vez mais procurado, seja por aventureiros, famílias, celebridades ou grupos de amigos em busca de uma celebração inesquecível. Porque, ali, cada detalhe conta. E cada visita parece única.